respirar pela boca

Respirar pela boca pode afetar a saúde: entenda

Em períodos de tempo frio e seco, as pessoas estão mais propensas a sofrer com alergias e patologias que acometem as vias aéreas. Além disso o aumento da adenoide e dos cornetos nasais, desvios do septo nasal e sinusites crônicas com polipose podem levar a obstrução ou congestão nasal. Essas situações fazem com que o indivíduo desenvolva o hábito de respirar pela boca.

O que poucas pessoas sabem é que essa mudança de hábito pode trazer sérios problemas à saúde. Você sabia disso? Neste texto, irei falar sobre os principais transtornos causados pela respiração bucal.

O que pode causar a respiração pela boca?

Todos nós sabemos que a ação de respirar é vital para qualquer ser vivo. O processo de inspirar oxigênio e liberar o gás carbônico pelo nariz é uma espécie de combustível para nosso organismo.

Aquecimento do ar inspirado, proteção das vias aéreas e umidificação são três das principais tarefas desempenhadas pela respiração nasal. A realização desse processo pela boca pode afetar a execução dessas tarefas.

Existem diversas condições que levam as pessoas a fazer a respiração bucal. Os motivos mais recorrentes envolvem a dificuldade em respirar pelo nariz.

Essa dificuldade pode ser causada por desvio de septo nasal, alergias respiratórias, hipertrofia das adenoides e das amígdalas, presença de carne esponjosa na cavidade nasal, má formação do nariz e da boca.

A adoção de alguns maus hábitos também podem fazer com que a pessoa sinta a necessidade de respirar pela boca. Alguns exemplos são uso prolongado de chupeta, chupar o dedo e  mastigação inadequada.

Como identificar o problema?

O principal sintoma apresentado por quem faz a respiração bucal é dormir de boca aberta. Outros sinais comuns são o ronco noturno, dificuldade em se alimentar, respiração barulhenta, mau hálito, tosse seca, boca ressecada e irritação na garganta.

As crianças também apresentam crescimento mais lento, irritabilidade constante, dificuldade em se concentrar e para dormir.

Como respirar pela boca pode fazer mal a saúde?

A respiração nasal é uma ação involuntária e fisiológica, sendo um processo natural do nosso organismo. Quando esse processo é alterado, todos os fatores que dependem dele também sofrem alterações.

Por isso, a respiração pela boca pode trazer graves problemas à sua saúde. Os distúrbios mais comuns são:

  • Como o nariz não está filtrando a entrada de ar, a pessoa fica mais suscetível à infecções e gripes;
  • A respiração bucal, durante a infância, prejudica o desenvolvimento ósseo da face e das arcadas dentárias;
  • Em decorrência dessa má formação óssea, pode haver o estreitamento da via respiratória, dificultando a respiração e provocando menor rendimento físico;
  • Síndrome da respiração bucal;
  • Diminuição do fluxo de saliva, promovendo o aumento do risco de cáries e doenças periodontais;
  • Desequilíbrio na posição dos dentes nas arcadas.

Como você percebeu, a respiração pela boca pode causar alguns graves distúrbios e patologias. Caso identifique um problema na sua respiração, procure um otorrinolaringologista para ser avaliado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho com otorrinolaringologia em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe