Em períodos de tempo frio e seco, as pessoas estão mais propensas a sofrer com alergias e patologias que acometem as vias aéreas. Além disso o aumento da adenoide e dos cornetos nasais, desvios do septo nasal e sinusites crônicas com polipose podem levar a obstrução ou congestão nasal. Essas situações fazem com que o indivíduo desenvolva o hábito de respirar pela boca.
O que poucas pessoas sabem é que essa mudança de hábito pode trazer sérios problemas à saúde. Você sabia disso? Neste texto, irei falar sobre os principais transtornos causados pela respiração bucal.
O que pode causar a respiração pela boca?
Todos nós sabemos que a ação de respirar é vital para qualquer ser vivo. O processo de inspirar oxigênio e liberar o gás carbônico pelo nariz é uma espécie de combustível para nosso organismo. Aquecimento do ar inspirado, proteção das vias aéreas e umidificação são três das principais tarefas desempenhadas pela respiração nasal. A realização desse processo pela boca pode afetar a execução dessas tarefas. Existem diversas condições que levam as pessoas a fazer a respiração bucal. Os motivos mais recorrentes envolvem a dificuldade em respirar pelo nariz. Essa dificuldade pode ser causada por desvio de septo nasal, alergias respiratórias, hipertrofia das adenoides e das amígdalas, presença de carne esponjosa na cavidade nasal, má formação do nariz e da boca. A adoção de alguns maus hábitos também podem fazer com que a pessoa sinta a necessidade de respirar pela boca. Alguns exemplos são uso prolongado de chupeta, chupar o dedo e mastigação inadequada.Como identificar o problema?
O principal sintoma apresentado por quem faz a respiração bucal é dormir de boca aberta. Outros sinais comuns são o ronco noturno, dificuldade em se alimentar, respiração barulhenta, mau hálito, tosse seca, boca ressecada e irritação na garganta. As crianças também apresentam crescimento mais lento, irritabilidade constante, dificuldade em se concentrar e para dormir.Como respirar pela boca pode fazer mal a saúde?
A respiração nasal é uma ação involuntária e fisiológica, sendo um processo natural do nosso organismo. Quando esse processo é alterado, todos os fatores que dependem dele também sofrem alterações. Por isso, a respiração pela boca pode trazer graves problemas à sua saúde. Os distúrbios mais comuns são:- Como o nariz não está filtrando a entrada de ar, a pessoa fica mais suscetível à infecções e gripes;
- A respiração bucal, durante a infância, prejudica o desenvolvimento ósseo da face e das arcadas dentárias;
- Em decorrência dessa má formação óssea, pode haver o estreitamento da via respiratória, dificultando a respiração e provocando menor rendimento físico;
- Síndrome da respiração bucal;
- Diminuição do fluxo de saliva, promovendo o aumento do risco de cáries e doenças periodontais;
- Desequilíbrio na posição dos dentes nas arcadas.