Obstrução nasal

Obstrução nasal: as principais causas

Uma das funções mais importantes para nossa sobrevivência é a respiração. Apesar de ser possível respirarmos pela boca, nosso organismo tem um órgão extremamente especializado para essa função: o nariz. A obstrução nasal é um problema que deve ser investigado e corrigido para melhora qualidade de vida.

O nariz é capaz de aquecer, umidificar e purificar o ar que respiramos, tornando-o adequado para a troca de gases no pulmão.
Entretanto, as nossas cavidades nasais são muito sensíveis e frequentemente podem sofrer com uma obstrução nasal.

A simples presença de um obstáculo no interior das narinas pode provocar a interrupção do adequado fluxo de ar, causando uma dificuldade respiratória. Você já sofreu com esse problema? Continue a leitura para saber tudo o que precisa sobre o assunto.

O que é uma obstrução nasal?

É caracterizada pela presença de algum bloqueio nas cavidades nasais. Torna-se um problema quando provoca a diminuição da quantidade de ar que passa pelas fossas nasais durante o processo de inspiração. Essa obstrução faz com que o indivíduo respire pela boca, também conhecido como respiração oral.
Quando o paciente realiza a respiração oral, pode ocorrer:

– surgimento de distúrbios do sono

– aumento das crises de bronquite e asma

– má formação da arcada dentária e da face em crianças

– além do impacto na qualidade de vida.

Quais são as principais causas?

Quando respiramos, o ar passa pela fossas nasais e pela região da rinofaringe. Assim, a obstrução nasal pode ter origem em qualquer uma dessas partes. As causas podem ser simples, de fácil tratamento, ou mais severas, exigindo a realização de um procedimento cirúrgico.

As principais causas dessa obstrução estão relacionadas à inflamação da mucosa nasal. Esse revestimento interno do nariz pode sofrer pela ação exacerbada do sistema imunológico em reação a algo que o organismo precise se defender.

Nessa condição estão as infecções virais (gripes e resfriados), bacterianas (sinusite) e as reações do corpo ao inalarmos produtos químicos ou outros componentes que provocam a rinite alérgica.

Caso a obstrução seja provocada por uma dessas situações, esse bloqueio será temporário e é resolvido quando o agente causador for eliminado.

O desvio de septo nasal também é uma causa comum de obstrução das narinas. Pode decorrer de má formação durante o processo de desenvolvimento do feto e crescimento na infância, como também após traumas na face. Algumas doenças sindrômicas tem maior prevalência de alterações no septo nasal.

O septo nasal é a parede que separa as nossas narinas e quando não se forma como uma estrutura reta ocorre o desvio. Porém, só é considerado um problema se afetar a capacidade de respiração do paciente.

Outra possibilidade para a origem da obstrução é a hipertrofia das adenoides.  que é o resultado do crescimento exagerado de uma estrutura linfóide. que fica na parte de trás do nariz.

Na infância, as causas mais comuns são:

– resfriados e infecções;

– rinites;

– hipertrofia das adenoides.

Em adultos, os casos mais frequentes têm origem em:

– rinites alérgicas;

– desvio do septo nasal;

– infecções;

– pólipos nasais;

– até mesmo na presença de tumores no nariz.

Portanto, se você apresenta algum sinal de obstrução nasal que aconteça com frequência, procure um otorrinolaringologista para ser avaliado.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho com otorrinolaringologia em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe