A adenoide é um pequeno conglomerado de tecido linfoide e está localizada atrás das cavidades nasais e acima do céu da boca. Quando há algum problema com essa estrutura, o tratamento mais indicado é a cirurgia de adenoide.
Já ouviu falar neste procedimento? Sabe para quem é indicado? Então, leia o texto até o final e descubra.
Para que serve a cirurgia de adenoide?
As adenoides fazem parte do sistema imunológico e armazenam anticorpos para proteger as vias respiratórias da invasão de agentes estranhos ao organismo. Essas estruturas aumentam de tamanho quando nascemos e retornam ao seu tamanho normal ainda no final da infância. Quando há um processo inflamatório na região, chamado de adenoidite, ou uma hipertrofia das adenoides, o paciente pode apresentar alguns graves sintomas. Os principais sintomas desses distúrbios são a obstrução nasal, otites de repetição e perda auditiva de condução. A cirurgia é realizada quando esses sintomas são graves e serve para remover as adenoides, sem comprometer o sistema imunológico.Como é o procedimento?
A cirurgia de adenoide é de baixa complexidade e, geralmente, tem duração de 30 minutos. Primeiro, o paciente recebe anestesia geral. Existem diversas maneiras de se realizar o procedimento. Hoje as duas técnicas consideradas padrão ouro são realizadas sob visualização endoscópica pela boca ou pelo nariz, com o auxílio do microdebridador ou Coblation, sem necessidade de incisões no corpo do paciente. A cirurgia pode ser realizada em conjunto com outras para a remoção das amígdalas, para correção do desvio de septo nasal ou redução dos cornetos nasais. A retirada das adenóides pode ser feita em crianças de pouca idade, dependo de quão intensos sejam os sintomas, especialmente quando esta associada a apneia do sono e infecções recorrentes. Após o procedimento cirúrgico, a alta hospitalar é dada depois de algumas horas.Como é o pós-operatório da cirurgia de adenoide?
O pós-operatório pode durar até duas semanas. Para que tudo corra bem, o paciente precisa seguir as seguintes orientações:- Repouso em casa por 1 semana, sem brincadeiras violentas ou intensas;
- Evitar ambientes muito quentes, assim como banhos quentes;
- Não frequentar locais com grande concentração de pessoas;
- Ingerir alimentos pastosos, frios e líquidos durante período determinado pelo médico;
- Evitar o contato com pacientes com problemas respiratórios;
- Realizar o tratamento medicamentoso orientado pelo médico.