A amigdalite é o processo inflamatório das amígdalas. Você conhece essas estruturas do nosso corpo? Sabe para que servem e como prevenir o problema?
Acompanhe este texto para aprender tudo que precisa sobre o assunto.
O que é a amigdalite?
A inflamação dos gânglios linfáticos que ficam na lateral da garganta recebe o nome de amigdalite. A principal responsabilidade das amígdalas é proteger o corpo da entrada de micro-organismos capazes de desenvolver uma infecção. Essa inflamação pode acometer pessoas de qualquer idade e sua ocorrência é mais comum no inverno. Isso se dá em virtude de termos, nessa época, altos índices de ar seco e uma maior concentração de pessoas em ambientes fechados. Dentre os sintomas mais comuns da amigdalite estão a presença de placas brancas ou amareladas nas amígdalas e dor na região, reconhecida por muitos como “dor de garganta”. Além disso, também é comum que pacientes apresentem dor de cabeça, dificuldade em ingerir alimentos, febre, mau hálito e vermelhidão ou inchaço nos gânglios.O que pode causar essa inflamação?
As causas da amigdalite estão relacionadas aos agentes que a provocaram. Em síntese, classificamos a amigdalite por sua causa em dois grupos:- Amigdalite bacteriana: assim como o nome indica, é causada por bactérias. Estreptococos e Pneumococos são as bactérias mais comuns nesses casos;
- Amigdalite viral: é a mais comum. Possui um diagnóstico mais lento, por isso, acaba sendo mais demorada na sua identificação.
- Aguda: é o nome dado quando a infecção têm duração de até três meses;
- Crônica: é a classificação dada às infecções com duração maior que três meses ou que se manifeste com recorrência no paciente.