Você sabia que o primeiro sentido a se desenvolver, quando o feto ainda está em formação, é o olfato? Este importante sentido nos ajuda em muitas atividades do cotidiano, como sentir o sabor dos alimentos e identificar alguns perigos. Por isso, indivíduos com alterações de olfato devem procurar um médico especialista para entender as possíveis causas do problema e as possibilidades de tratamento.
Quais tipos de alterações de olfato existem?
As alterações no olfato podem ser diversas. Sendo assim, podemos classificá-las como: anosmia, hiposmia, cacosmia, parosmia, hiperosmia, fantosmia e agnosia. A anosmia e a hiposmia estão relacionadas à ausência total ou diminuição do sentido, respectivamente. O primeiro caso, também conhecido como anosfrasia, pode ser temporária ou permanente. A hiposmia é a perda moderada e parcial da sensibilidade olfativa. Ela é, normalmente, tida como resultado secundário de uma condição de saúde temporária, como uma sinusite, por exemplo. Cacosmia é o nome dado a um distúrbio que, inesperadamente, faz com que o paciente desenvolva atração ou desejo por aromas desagradáveis ao senso comum. Além disso a cacosmia também pode se referir a percepção de cheiros desagradáveis que apenas o indivíduo percebe (cacosmia subjetiva) ou que outras pessoas ao seu redor perceberam (cacosmia objetiva). A parosmia afeta a capacidade de análise dos odores. Para os pacientes com essa alteração de olfato, portanto, tudo tem o mesmo cheiro ou não tem cheiro algum. Hiperosmia está na outra ponta do espectro da hiposmia. Pacientes afetados por ela, apresentam, acima de tudo, uma capacidade exacerbada de sentir e identificar aromas. A fantosmia faz com que o paciente sinta odores desagradáveis que não existem e a agnosia limita a capacidade de distinguir e verbalizar uma sensação odorífera.Quais podem ser as causas das alterações olfativas?
Apesar de serem diversos os tipos de alterações olfativas, as causas, em sua maioria, podem ser agrupadas de maneiras comuns a todas elas. Geralmente, conseguimos caracterizar os problemas ou situações que levam às alterações em três grupos:- condutivos;
- sensoriais ou;
- traumáticos.